Internet ajuda a mobilizar em torno de causas importantes

por Fabi Lins 1.278 views0

As redes sociais trouxeram contato com pessoas distantes, uma infinidade de piadas, memes e distrações de atrapalhar a produtividade de qualquer um, mas trouxeram também uma possibilidade muito atraente: o livre compartilhamento de opiniões e informações.

Imprensa alternativa, ONGs, ativistas, políticos, religiosos e pessoas em geral podem dialogar com um grupo expondo suas opiniões e acesso a informações antes pouco divulgadas. Ficou mais fácil se comunicar e promover causas de maneira independente da grande imprensa.

E no meio dessa enorme quantidade de informações, surgiu a Change.org, uma organização que como a Avaaz.com, conhecida no Brasil por alguns abaixo-assinados importantes da política, como o que queria tirar Renan Calheiros da presidência do senado, reúne pessoas lutando pelas causas mais diversas, através de petições e abaixo-assinados.

A Change.org é uma instituição mundial com 50 milhões de usuários em mais de 190 países apoiando pessoas em qualquer diâmetro geográfico, local ou globalmente.

No site da organização é possível encontrar pessoas lutando contra bullying em uma escola, consumidores lutando contra taxas abusivas e organizações exploratórias, questões políticas, proteção ambiental, entre outras causas. Os abaixo-assinados trazem visibilidade e reúnem apoiadores, divulgando para imprensa e pressionando autoridades e empresas em torno de questões importantes.

Qualquer pessoa pode se registrar e começar automaticamente uma campanha, recolhendo assinaturas e promovendo discussão sobre a questão. Basta informar um motivo, quem seria beneficiado e quem tem o poder de mudar a situação.

A Change.org foi fundada em 2007 e nasceu como um blog que divulgava questões em prol da mudança social. Atualmente é um site internacional (conta com uma versão brasileira) considerado a maior plataforma mundial de abaixo-assinados da internet, através de seus milhões de usuários.

No Brasil, o site ajuda pessoas a divulgarem suas causas e tem tutoriais de como fazer esse barulho na internet, colocando em prática experiências de mobilização, distribuição de conteúdo e movimentação política.

O site contabiliza muitas vitórias e conta com muitas causas em andamento. Vale a pena visitar e até se cadastrar para ver com quais causas você se identifica.

A organização conta com inúmeros apoiadores brasileiros, muitos deles, famosos, como Ellen Jabour, Thaila Ayala, Eduardo Pires e a modelo Kat Torres, conhecida por ações de proteção aos animais mundialmente. A modelo brasileira também participa da Avaaz.com.

Algumas das vitórias são o não arquivamento do processo contra a prefeitura de Santa Maria no caso da Boate Kiss, a estudante de Balneário Camboriú que conseguiu fazer com que bicicletas e skates não fossem proibidos em via pública, a volta de brasileiros presos sem motivo no exterior, o não fechamento das Apaes, a permissão para as baianas do acarajé trabalharem durante a Copa do Mundo, entre outras mobilizações.

Algumas das causas em andamento que ainda angariam participações incluem uma campanha para que produtos com lactose sejam identificados,projetos que proíbem o uso de animais em testes para cosméticos,contra sementes transgênicas, indenização de famílias despejadas, entre outras causas, como transporte público mais barato e apropriação injusta de terras.