Frozen Yogurt: a moda desse verão
por 6 de março de 2012 16:06 1.202 views0
Mesmo a poucos dias do “fim do verão”, as temperaturas continuam altas em quase todos os estados brasileiros e tudo indica que a estação mais quente do ano vai demorar em ir embora, aumentando ainda mais o consumo de líquidos e algumas sobremesas geladas, como o sorvete.
Independente da temperatura, há mais de dois anos o frozen yogurt caminha na contramão do tradicional e calórico sorvete deixando de ser uma “moda do verão” para ser uma opção saudável de sobremesa refrescante e que prometendo continuar em alta mesmo nas estações mais frias.
O frozen yogurt (sorvete de iogurte) já é sucesso há algum tempo nos EUA e na Coréia do Sul, mas só há três anos a ideia desembarcou no Rio de Janeiro, se espalhando para quase todos os outros estados brasileiros. Por que os jovens gostaram tanto dessa novidade? A receita é basicamente uma mistura de iogurte e leite, que é resfriada em máquinas de sorvete especiais e que podem ser servidas com diversas combinações, como coberturas e frutas. No mercado nacional, novas marcas frozen yogurt surgem a cada dia.
Depois da Yogoberry, fundada no final de 2007 e que já se tornou a maior e mais conhecida rede no Brasil, surgiram várias outras redes de franquias, entre elas a canadense Yogen Früz, que chegou com o título de líder mundial em frozen yogurt e está presente em mais de 1000 cidades de 20 países.
Basicamente, essas lojas oferecem três opções da sobremesa: o “mix” (iogurte misturado com a polpa de fruta), o “smoothie” (iogurte batido com suco de frutas e sorbet) e o tradicional, que pode ser incrementado com caldas (de chocolate, frutas ou ainda mel), amêndoas, granola, gotas de chocolate, amendoim, confete ou frutas in natura como morango, banana, uva, kiwi.
Apesar de muito mais saudável, quem consume o frozen yogurt deve ter consciência de que os acompanhamentos podem torná-lo tão calórico quanto sorvete tradicional, por isso os nutricionistas alertam que a melhor opção para quem está de olho na balança é optar pelo produto acompanhado de frutas, que são ricas em vitaminas e propriedades antioxidantes.
Confira a tabela nutricional do frozen yogurt comparado ao sorvete tradicional (porção de 100g):
Monte sua própria loja de frozen yogurt
Aos interessados em se tornar empresário do ramo de frozen yogurt, aqui vai uma grande dica: tenha um bom capital para investir e escolha um local estratégico para montar sua franquia.
Acredita-se que no máximo em um ou dois anos, todo o investimento já está pago. Outra grande dica seria você montar sua própria loja do zero já que o Brasil já está bem abastecido de empresas que fabricam e importam máquinas de sorvete e máquinas de frozen yogurt, algumas diretos da Itália, onde se fabrica e melhor sorvete do mundo.