Hérnia de Schmorl

por Fabi Lins 30.961 views7

A Hérnia de Schmorl é também conhecida pelos médicos especialistas como Nódulos de Schmorl. Eles nada mais são que o resultado do deslocamento da cartilagem do disco, o que acaba por gerar pressão no disco vizinho. Esses nódulos geralmente são associados a outras doenças já pré-existentes no indivíduo, como a Hérnia de Disco ou mesmo uma má formação óssea na região torácica e/ou lombar.

Os Nódulos ou Hérnia de Schmorl não são necessariamente uma doença que gere consequências mais graves, pois é natural o movimento dos discos entre as vértebras no decorrer dos anos. O excesso desses movimentos em determinada área é que acaba por gerar a Hérnia de Schmorl.

Essa patologia recebe esse nome tão complicado e, na maioria das vezes, não compreendido pelos que não integram a medicina, devido ao fato dessa patologia ter sido descoberta por um médico alemão, Christian Georg Schmorl, que viveu entre os anos de 1861 e 1932.

Os sintomas relatados pelos indivíduos acometidos pelos Nódulos de Schmorl são dores que atingem geralmente a região em que o nódulo está situado. Porém, como ele acaba por gerar certa pressão nos nervos, é comum que essa dor ganhe proporções de maior extensão, não se limitando apenas ao local onde está localizada.

Indivíduos que apresentem posturas corporais diferenciadas do normal também podem estar acometidos dos Nódulos de Schmorl. Essas anomalias posturais ocorrem porque a Hérnia de Schmorl diminui os espaços entre as vértebras, causando assim uma certa limitação motora e postural.

O tratamento dos Nódulos de Shmorl são bastante diversificados. O que vai definir o tratamento a ser executado será o grau em que se encontram os nódulos e outros quesitos como a idade do paciente, alergia a certos tipos de medicamentos, etc. Os tipos de tratamento mais comum quando a doença se encontra na fase aguda é o repouso com a ingestão de anti-inflamatórios e analgésicos.

Após se observar uma diminuição no quadro da dor o paciente pode ser submetido à hidroginástica, fisioterapia e até aos tratamentos considerados alternativos, como a acupuntura. Raramente ocorre intervenção cirúrgica, pois esses tipos de tratamentos geram resultados satisfatórios, porém em alguns casos ela é indicada.

Com o avanço da medicina nos últimos anos, algumas clínicas e médicos especialistas, na intensão de evitar a utilização de métodos invasivos, aplicam injeções com medicamentos específicos no local, o que também pode resultar no fim das dores e na retomada de uma vida saudável, além de evitar a cirurgia.

Comentários (7)

  1. TENHO NÓDULO DE SCHMORL EM T3 E MUITAS OUTRAS DEGENERAÇÕES NA COLUNA,INCLUSIVE JA OPEREI UMA HÉRNIA L4-L5 E TENHO UMA COM COMPRESSAO EM L5-S1.FAÇO CONTROLE DE FIBROMIALGIA HA 13 ANOS E AS RECIDAS SÃO TERRÍVEIS NÃO TENHO MAIS TRATAMENTO ESPECÍFICO. MUITA DOR.BOA SORTE AOS QUE PODEM SE VALER DE BONS RESULTADOS.

    1. Eu também tenho exatamente tudo isso que vc tem NILMA, mas confesso q ainda nem sei por onde começar. O q posso dizer é q as dores são terríveis! Boa Sorte!

  2. o tratamento com antinflamatórios e analgésicos fortes em fases de dor mais acometida e insuportável com quase paralisía das pernas e repouso têm resultado, embora a dor seja diária, mas suportável, e estes episódios de dor insuportável ocorram com espaçamento de anos, quando tiver mais idade e não suportar estes tratamentos? Tenho não um, mas vários nódulos de Schmorl na zona lombar.
    Porque é que o ideal não seria aperfeiçoar a cirúgia?

  3. Sou fibromiágica e tenho nódulo de Schrmol na coluna lombar L3e L 4. É MT dor e desconforto, entretanto fujo da cirurgia. Vou tentando com paliativos.. Mmm

  4. também tenho fibromialgia como vocês sinto dores horríveis,tenho até vergonha de falar que estou com dores todos os dias,tenho também nódulos de Schmorĺ;

  5. Tenho essas hérniaa, mesmo na crise de dor não deixo de caminhar para aliviar. Alongamento mesmo com dor.

  6. Sou portadora de siringomielia,está relacionada com schmorl?

Comments are closed.