Análise SWOT: conhecida a matriz de análise mais usada no marketing
por 25 de outubro de 2013 18:22 775 views0
O marketing sempre possui uma nova estratégia para que o empresário possa avaliar como está a sua empresa e a partir deste resultado poder fazer uma nova estratégia para que a suam empresa possa crescer sem grandes problemas e de uma forma contínua e uma das análises mais usadas pelos empresários atualmente é a análise SWOT
Todos os tipos de informações de uma empresa podem ser usadas para o crescimento dela, desde que seja usada de maneira correta, inclusive as informações negativas, pois com elas pode se conhecer os pontos fracos da empresa e assim poder corrigi-los.
Para se fazer uma análise mais profunda, é de suma importância que se recolha todas as informações de tudo o que se acontece em uma empresa, tanto os fatores internos (forças e fraquezas) quanto os externos (oportunidades e ameaças), ou seja, o cruzamento destas informações é de suma importância para que se possa fazer este tipo de análise.
Com todas estas informações, é possível que se faça uma análise do ambiente de uma empresa ou da gestão desta empresa e com o resultado desta análise é possível fazer deste um blog cobre uma empresa até verificar a gestão de uma empresa, até de uma multinacional.
A grande vantagem desta análise é que é muito fácil de fazer, bastando apenas coletar dados dos seguintes fatores:
- Strengths (forças): são todas as boas qualidades que uma empresa pode ter, como por exemplo um bom atendimento,qualidade nos produtos, etc.
- Weaknesses (fraquezas): tudo o que pode atrapalhar o crescimento de uma empresa, como por exemplo marca desconhecida, produção com alto custo, etc.
- Opportunities (oportunidades): tudo o que pode tornar a empresa mais competitiva, como o fechamento de um concorrente, uma boa opinião dos clientes, etc.
- Threats (ameaças): fatores que podem fazer com que a empresa perca espaço no mercado, como perder funcionários importantes, fechar filiais, etc.
E com esta eficiente análise é possível que se faça uma análise que seja muito importante para o crescimento da empresa e assim ter um crescimento saudável e sem grandes problemas.