Design Romântico

por Fabi Lins 882 views0

Sentir o mundo que nossos olhos não conseguem ver e que nosso raciocínio não pode, a princípio, interpretar. Essa é uma dádiva que todos devem exercitar, principalmente nós, designers, uma vez que nós desenvolvemos soluções em comunicação que despertam ou, deveriam despertar sensações nas pessoas.

Nossa função é projetar não somente pensando em aspectos técnicos e estéticos, mas também, românticos.

O romantismo foi uma tendência artística que se iniciou no século XVIII, ele opõe-se ao racionalismo e caracteriza-se por privilegiar a emoção.

É a isso que devemos nos ater quando estivermos projetando um website ou qualquer outro tipo de comunicação visual.

É por isso que eu sempre disse que nós devemos ter sensibilidade artística para discernir entre o que funciona e o que não funciona. Quando falo em sensibilidade artística, falo em poder sentir o que a comunicação visual está expressando, em poder sentir a harmonia entre todos os elementos gráficos, em sentir os detalhes da tipografia, o movimento da composição gráfica, a expressão das cores, enfim, em não somente projetar e conceituar tecnicamente um website, mas poder projetar e sentir o que ele transmite.

Geralmente o designer tem a imagem de um técnico, mas não é isso que aprendemos estudando a história da arte, pois vimos que cada obra expressa algo, como por exemplo, a agonia que a obra “O GRITO” de Edward Munch expressa.

Agora, quando você faz design, o que sua composição gráfica expressa? É possível senti-la ou sua resposta é apenas “tecnicamente falando”? Se você se enrolou completamente com estas perguntas, é porque precisa desenvolver sua sensibilidade artística.

Por isso que você deve intensificar seu envolvimento com as artes, entender a linguagem dela e senti-la para poder projetá-la de acordo com o problema.

Preocupe-se com a expressão quando estiver projetando, atenha-se ao que as imagens estão falando, ao que sua composição gráfica está expressando, e chegue a resultados muito mais satisfatórios em seus designs.

Infelizmente não existe fórmula mágica para te ensinar a sentir uma composição gráfica, somente a vivência com as artes e uma mente aberta ao subjetivo poderão te ensinar, mas… vão aí algumas dicas que a princípio parecerão abstratas, mas no fundo, não são.

Tente identificar e sentir como é o clima dentro da empresa para a qual você projetará o site. Uma academia por exemplo, tem um clima agitado, e é isso que você deverá expressar por meio das fotos, cores, tipos e elementos gráficos, mas com muito cuidado, pois uma simples letra gordinha pode expressar o contrário quando você disser para as pessoas “Façam academia para emagrecer”.

Repito para você tomar muito cuidado, pois o clima de um banco financeiro jamais deve ser transmitido a seus clientes dentro do website. Ele deve expressar seriedade, segurança, conforto, tranqüilidade, ou seja, totalmente o oposto do que acontece dentro do ambiente físico deste tipo de empresa. Isso porque o que o público alvo do site procura é um distanciamento daquele ambiente quando estão utilizando a Internet.

Faça sempre o exercício de visitar diversos websites, de visitar exposições de arte, de ver catálogos de arte, design, publicidade, enfim, de se envolver completamente com o mundo da comunicação visual, e somente aprove um design quando puder senti-lo, pois se você não conseguir, é porque ele não está bom.

Kazuto Adate .::. [email protected]
Designer Gráfico especializado em Criação Publicitária, Marketing e Tecnologia, membro da Comissão de Design e Negócios da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Desenvolve projetos nas áreas de identidade visual, embalagem, criação publicitária, design editorial, internet, e-learning, animação. Escreve artigos sobre design e marketing e ministra cursos na área.
Site: www.kazuto.com.br