Jon Lord, do Deep Purple, morre aos 71 anos
por 16 de julho de 2012 17:28 815 views0
Um dos maiores músicos e tecladistas do gênero rock e erudito, o ex-Deep Purple e ex-Whitesnake, Jon Lord, faleceu aos 71 anos nesta última segunda-feira (16 de Julho de 2012), em Londres. Internado em uma clinica especializada, já havia tempos que o brilhante músico estava lutando contra um câncer no pâncreas, ele faleceu de uma embolia pulmonar durante a manhã, e segundo fontes, estava acompanhado da família quando se foi.
Jonathan Douglas Lord, conhecido apenas por Jon Lord, começou a tocar piano aos 5 anos de idade e assim continuou até tornar-se um grande tecladista. Conhecido por ter sido cofundador da banda Deep Purple e ter trabalhado como tecladista do Whitesnake, além de tocar nas bandas Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e The Flower Pot Men, Lord lançou 19 álbuns durante sua carreira, sendo que o último foi lançado em 2009, mesmo ano em que o músico veio ao Brasil para participar da Virada Cultural, junto com a Orquestra Sinfônica Municipal, regida por ninguém menos que Rodrigo de Carvalho.
Criativo e talentoso, Jon Lord foi reconhecido por sua grande contribuição à música, sendo que foi condecorado como membro honorário da Stevenson College, nos Estados Unidos, em 2010 e também homenageado com o título de doutor honorário em música na Universidade de Leicester, cidade onde nasceu, em 2011.
Lutando contra um câncer de pâncreas desde 2011, Jon Lord estava internado na London Clinic, em Londres, onde estava cercado de entes queridos antes de sofrer uma repentina embolia pulmonar (obstrução das artérias dos pulmões) e faleceu durante a manhã do dia 16 de Julho de 2012, deixando a esposa, duas filhas, uma legião de fãs e incontáveis obras magnificas